Faz parte do ADN da Ofícios com História ser diferente e irreverente. Nós não imitamos, nós criamos. 


Eu Vivo a História é um projeto exclusivo da empresa Ofícios com História que ao longo de vários anos dedicou grande parte do seu trabalho à investigação, interpretação e experimentação de artes e ofícios tradicionais Portugueses.
Eu Vivo a História” são 12 anos de aprendizagem na rua lidando com um público exigente e transmissível de conhecimento empírico e ancestral. Esta aprendizagem levou-nos a uma reflecção profunda das nossas capacidades como agentes e promotores de Cultura.


Mestres & Mestrias

A diversidade de profissões nesta época era de uma enorme vastidão. A luta pela sobrevivência levava o povo a laborar de Sol-a-Sol, a fome e a escassez de alimentos empurrava-os para uma condição vida miserável, fazia-se de tudo para viver mais um dia. Não havia lugar para os preguiçosos ou mandriões, aqueles que se desviavam da norma corriam o risco de serem severamente punidos pelos seus Senhores Feudais. A servidão era perpétua entre os descendentes do povo. Restava apenas uma minoria de Ofícios que tinham privilégios diferentes do restante povo, são eles os Ferreiros, Marceneiro, Tecelã, Sapateira o Alquimista entre outros…Estes gozavam de privilégios que lhes dava a liberdade de percorrer o Reino, servindo os vários Senhores.

Ferreiro

O Ferreiro "Jerumelo" nasce com o Artifice Edgar Silva que lhe dá expressão teatral e conteúdos Históricos nas diversas épocas. Ao longo destes anos percorri o país de lés-a-lés ouvindo e aprendendo com os últimos grandes Mestres deste vasto território, a Eles um sentido obrigado por ajudar a Forjar a história desta personagem.  

Vivências das Ferrarias

O conceito é além de tudo, uma viagem pela História, uma experiência vivida na primeira pessoa.
Aqui pode-se experienciar vários costumes do quotidiano medieval, proporcionando aos participantes um ciclo completo de atividades ao longo do dia. Não existe uma barreira com o público, eles partilham o mesmo espaço que os atores e mestres artesãos, trabalhando lado a lado, sentindo a mesma emoção da
criação e da representação. É um espaço de inclusão onde estamos recetivos a ensinar a todos e a partilhar com todos o nosso conhecimento.

Marceneiro e Carpinteiro

Mestre Gilde, natural de Arouca, autodidata. Desde muito cedo mostrou capacidades de grandes mestrias, com o passar dos anos refinou a sua arte a um outro nível, a de excelência
Poucos são aqueles que têm a capacidade de dominar algumas mestrias como o próprio, falamos da Cantaria, Marcenaria, Olaria, Ferrarias, Cestaria entre outras. 

Bracara Augusta

 A polivalência adquirida ao longo do tempo levou a Ofícios com História a ser uma empresa cultural única no país a desenvolver artes e ofícios com grande rigor histórico. 

Tecelagem e Tinturaria

A criação de animais domésticos desde sempre foi vital para a sobrevivência do ser humano. O pastor que guarda as suas ovelhas espera o seu leite, a sua lã, a sua pele, a sua carne e o seu estrume. A ovelha era assim um animal importante para a subsistência do povo, gerando um ciclo de comércio entre várias povoações. Na casa da mestra Estela aguarda-se impacientemente a chegada do pastor. Já não resta muita lã para acabar a encomenda, serão necessários mais alguns fardos para concluir o trabalho. Já não resta muito tempo e é preciso ainda lavar, cardar e fiar a lã para ainda se mandar tingir ali perto.

Vimeiro 

A cor desde sempre foi símbolo e estatuto entre as várias classes sociais. 
É na tinturaria que se obtêm as cores que dão vida aos fios pálidos de lã. Utilizando flores, folhas, raízes e especiarias, a tintureira obtém uma palete de cores que variam em tons terra. É com essas cores que se alcançam os pigmentos naturais para as tonalidades das vestes, tapeçarias, etc.

Sapateira e Curtidora

A viúva Maria das Dores prossegue o negócio do seu falecido esposo, trabalhando arduamente na sua oficina as peles que dão origem a boas botas e não só. O seu aspeto franzino esconde uma grande mulher por detrás da sua mesa apinhada de trabalho.

Viagem Medieval

Com os seus dedos hábeis e experientes, a curtidora de peles com grande paciência, começa a curtir bem as peles frescas acabadas de retirar da ovelha e embrenhadas em sal grosso para não se deteriorarem antes da curtição. 

Alquimia e Destilaria

A Alquimia é sem dúvida um tema complexo de retratar. A sua grandeza remete-nos a uma questão que atormenta grande parte de nós: o que é a Alquimia?
É essa a dúvida que queremos dissipar junto do público através da arte da representação. Contaremos os grandes feitos de vários alquimistas Ocidentais e também Orientais, baseando-nos em grandes obras com o “Livro da Cura” do pensador árabe Ibn-Sina conhecido no Ocidente com Avicena. Foi ele o grande responsável dos cânones da Medicina, explicando na sua obra as causas da saúde e da doença.

Regatões

O centro da Aldeia desde sempre foi o local privilegiado para se fazerem as transações de bens e serviços, é o lugar onde os dias e noites não têm fim. Mal o sol irrompe com os primeiros raios, os Regatões arranjam as suas bancas com produtos frescos, acabados de sair da terra ou o pescado fresco de olho ainda reluzente. Os seus pregões ecoam pelos quelhos adentro, acordando o povo que ainda dorme. No ar sente-se os cheiros e Aromas dos alimentos que atraem a clientela forasteira.
Não muito longe, na Taberna limpam-se as mesas manchadas de vinho derramado em jogos de fortuna e azar, ouve-se a estalajadeira a varrer as Rameiras dali para fora, porque durante o dia a taberna é um lugar de bons modos.
É aqui no centro da aldeia que o sagrado e o profano se cruzam, o centro é o epicentro da vida… 

Ofícios Nobres

É um segmento diferente dos Ofícios Civis ao qual já estamos familiarizados, no entanto estas personagens Nobres são de grande relevo no dia-a-dia. São elas que gerem as leis e a justiça do Reino, em grande parte é a elas que devemos as nossas contas e juízos. É na praça pública que vemos o juiz aplicar os seus castigos ou o Almoxarife a arrecadar os impostos a um mercador. A riqueza destas personagens é vasta e de grande importância para a compreensão do quotidiano Medieval.

Ofícios Religiosos

Dedicado ao culto cristão e seus mistérios, a fé, como palavra da salvação da alma e do corpo, aqui recorrem todos os desesperados e necessitados da intervenção divina pela mão do Homem. Lugar de grande introspeção e curiosidade. São os homens de Deus, o elo que une o Homem e o Sagrado e a eles cabe a tarefa de representar a sua Graça na terra. Encomendam as almas a Deus, recebe os seus temores em confissão, professam a palavra e as bem-aventuranças de Deus Nosso Senhor e tentam converter muito do povo à Fé cristã.

Teatro Imersivo

A linguagem que utilizamos é de grande intensidade sensorial. Todos os elementos apelam a um olhar mais atento, o realce de cada elemento criado por nós é uma janela na História.

 Locvs Cruciatis

Negros, são os tempos que atravessamos. Quando a presença de Belzebu se faz sentir no meio de nós e corrompe a vontade do Homem, deixando-o assim cair no pecado e na desgraça.
Negros, são os tempos em que a luz que é Deus, não consegue penetrar no coração das gentes. Compete-nos assim a nós, de fazer o trabalho divino e de trazê-los à razão e à luz na bondade do Senhor. 

Ospitall

A Idade Média é facilmente palmilhada através das suas tragédias, e a maior de todas elas talvez tenha sido a peste negra que dizimou a população numa escala nunca antes vista e que dificilmente também voltaremos a ver. No Ospitall observamos o drama, sentimos a dor, e até cheiramos a putrefação que só nos faz perceber o quão frágil é a nossa condição humana. O povo espera dias melhores e esses só poderão vir com um milagre. Que Deus tenha misericórdia do seu povo sofredor. 

Formação In Loco

A Ofícios com História dispõe de uma equipa devidamente habilitada para promover Formação técnica e profissional em todas as terras de Portugal. Esta é uma das grandes tónicas da nossa empresa, a promoção de quadros certificados, a disseminação de informação e educação artística para a população mais jovem e não só. Contamos já com um Histórico de formações recheadas de sucesso, de onde surgiram talentos que agora dão provas do seu mérito e preparação. 

Contacts

Telefone

+351 918 053 680

Email

geral@oficioscomhistoria.pt

Morada

Rua do Calvário nº65
4520-204
Santa Maria da Feira

Hórário

9:00 - 18:00

Segue-nos !

Made with ‌

Drag & Drop Website Builder